“Tarde de Clássicos” foi um seguimento da ONTV que publicava obras da literatura brasileiro em domínio público.
A primeira obra a fazer parte do curto tempo de vida do bloco “Tarde de Clássicos” da ONTV foi o título “Helena” de Machado de Assis (já foi adaptado para telenovela em duas ocasiões). Após a publicação do último capítulo, infelizmente o bloco não prosseguiu porque a equipe encontrou dificuldades no trabalho com os arquivos.
Acontece que as obras disponibilizadas em PDF, todas em domínio público, acabam ficando desconfiguradas quando são convertidas em .doc, perdem ainda mais da diagramação quando passadas para o Blogger. Por esse motivo que “A Intrusa” de Julia Lopes de Almeida, substituta da obra de Machado, não teve sua publicação levada adiante pela ONTV.
Entretanto, no novo site da ONTV que deve entrar oficialmente no MV a partir do dia 06 de Março, encontraram uma facilidade para o retorno do segmento que, por muito tempo, foi o favorito do antigo presidente (João Paulo Ritter).
As obras de Julia Lopes de Almeida são conhecidas pelo teor feministas contido nelas, a autora participou do planejamento da Academia Brasileira de Letras, entretanto, não chegou a ocupar nenhuma cadeira, diferente de seu marido. Mais tarde, após a entrada de Rachel de Queiroz, ela foi homenageada.
Ainda não possui uma data para o retorno do bloco, mas é dado como quase totalmente certo que o retorno se dará através da obra de Julia Lopes de Almeida.