Bruno R. Cova faz balanço de “Obstinação” na ONTV

Com o final de “Obstinação” batendo na porta, Bruno R. Cova faz um balança sobre sua webnovela.

Até parece que foi ontem que as chamadas bombásticas criadas por Guilhermo Almeida da trama assinada por Bruno foram publicadas na internet, chamando atenção de todos seus antigos leitores. A história que marcou o retorno do autor a ONTV, onde ele havia começado a publicar no MV com tramas como “Mulher do Fim do Mundo” e “Angel”, agora Bruno faz um balanço sobre “Obstinação”.

Quando perguntado sobre sua experiência em escrever a novela, Bruno respondeu:

“Classifico essa experiência como uma das maiores e mais diferentes que já tive, dediquei muito de mim para que Obstinação existisse, pesquisei, fiz leitura de muitos roteiros, acompanhei muitas tramas da teledramaturgia ao longo da criação dessa trama, para que eu pudesse de fato entregar aquilo que eu queria. Não sei como o público qualifica Obstinação, mas para mim ela é a minha melhor web-novela até então e espero poder superar nas próximas.”

Sobre se teve que mudar alguma trama durante a escrita ou destino de algum personagem, o autor respondeu que ao longo do processo de escrita da história, mudou várias vezes a ideia original do seu final para sua novela. Contou que uma das tramas que foram cortadas durante esse processo foi o romance entre Jonas e Joana.

“Uma das tramas seria o amor entre Jonas e Joana, que nunca aconteceu, seria uma experiência diferente, pois a Joana pode ter seu jeito brasileiro, mas ela é integra, é do bem, diferente do Jonas. A ideia foi abortada enquanto desenvolvia os capítulos iniciais, e pensei em desenvolver essa relação entre Raul e Joana, que também foi abortada, começando então a desenvolver a relação dela com Renzo, personagem que só ficaria na trama até a saída de Auro da cadeia, mas o resgatei e o coloquei no centro dos acontecimentos da família Roitman.” — respondeu Bruno.

Continuando, Bruno respondeu que a história da personagem Clara também sofre mudanças ao longo de seu desenvolvimento:

“Outras histórias que mudaram é de Clara, que seria explorada sexualmente por Fátima e não teria o envolvimento amoroso com Solano como aconteceu, a história original de Clara começou a ser desenvolvida, mas dei um passo para trás e dando outro rumo pra personagem.”

Seguindo, Bruno falou um pouco do personagem José:

“José também teve seu protagonismo reduzido, ele teria uma relação difícil com Carmem, sendo muitas vezes o carrasco de Alberta, sempre tentando provar as maldades da irmã, e sempre sendo “desmentido” abalando a relação dele com Carmem. Catarina morreu antes do previsto e os embates de Beatriz e Marcos foram reduzidos.”

O autor também comentou gostou de escrever os personagens Marcos e Auro, dois personagens iguais que, em um dado momento da trama, trocam de lugares. “[…] Mesmo obstinados a conquistar objetivos diferentes, eles são personagens perseverantes, que não desiste de nada, mesmo estando no fim do poço. Marcos morreu agora na reta final, assassinado misteriosamente. Mas posso dizer que o Auro vai poder enfim conquistar sua felicidade, viver o romance dos sonhos com a mulher da sua vida e reconstruir a vida dele. É o que todo brasileiro quer, depois do caos, paz e reconstrução.”

Sobre o que os leitores de sua webnovela podem esperar do final, o autor respondeu de forma direta:

“Eu tenho duas vilãs a soltas, prontas pra armar o caos. Temos muitas reviravoltas e novidades nos capítulos finais. Espero que o público se surpreenda com o final também. Não vou dizer muito para não entregar a cereja do bolo. Mas uma coisa posso dizer, o capítulo final ele será dentro dos clichês, com muito casamento, beijos, personagens felizes e realizando seus sonhos e vilões pagando pelos seus crimes, será um final bem folhetinesco.”

Não percam os últimos capítulos de Obstinação, webnovela criada e escrita por João Paulo Ritter, terça-feira e quinta-feira às 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima